sexta-feira, 19 de março de 2010

Eis um artigo do Professor Estéfan Polay - com sua eterna serenidade pedagógica.

A ESCOLA E O MUNDO PÓS-MODERNO

Este início de século tem marcado o mundo por um desenvolvimento ímpar, caracterizado por um progresso científico e tecnológico. Avanços muito rápidos ocorrem nas áreas mais diversas do conhecimento humano, como a informática, a engenharia, a medicina, a genética. É em função dessas mudanças que surge o questionamento sobre a função social da escola. Do nível fundamental ao nível superior se pergunta: Tem consonância com a realidade atual aquilo que a escola se propõe a ensinar às crianças e jovens deste mundo, dito pós-moderno? Está a escola preparando pessoas capazes de viver e até de sobreviver numa sociedade que sofre mudanças constantes? Não estariam ultrapassados os conteúdos ensinados nas Universidades?Há muitas discussões em torno desses questionamentos, mas a verdade é que, hoje, não basta aprender somente o já conhecido. É preciso aprender a prever o mundo de amanhã. E, para isso, a escola tem de se voltar para um ensino que conduza os alunos a assumir atitudes de questionamento, de reflexão, de crítica e, sobretudo, ela deve abrir espaços para o desenvolvimento da criatividade, para que não se torne exemplo de desperdício de inteligência e perpetuação de desigualdades e injustiças sociais.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto e os argumentos. Realmente, eu sinto, cada vez mais, que o professor não pode apenas "repassar conteúdo",mas também, preparar os alunos para serem pesquisadores, serem autônomos, mesmo depois de concluírem os estudos.

    E parabéns pela iniciativa do blog!

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